Sete Cidades

setecidadessite-1024x768

O Parque Nacional Sete Cidades foi criado em 1961 e sua área é de 6.221 hectares. Seu clima é quente e tropical semi-árido, com temperatura média anual de 26°C.



Está localizado no norte do estado do Piauí, a 140 Km de Parnaíba. Situado numa faixa de transição entre os ecossistemas do cerrado e da caatinga, protege espécies da fauna e da flora encontradas nos dois ecossistemas, como também um dos mais belos conjuntos de formações geomorfológicas do Brasil, conhecidas como as “sete Cidades de pedra”.

O Parque Nacional de Sete Cidades constitui-se em uma verdadeira Universidade, onde seus laboratórios estão a céu aberto. Ciências como a Geologia, a Botânica, a Zoologia e a Arqueologia podem ser estudadas através de exemplos práticos e concretos.

As pinturas encontradas nas paredes rochosas do Parque compõem o “estilo Sete Cidades” e caracterizam-se pela predominância de desenhos geométricos.

O conjunto é ordenados e harmônico, com círculos, linhas retas, curvas e paralelas, representações de sol, lua, animais e mãos.

FICHA TÉCNICA
Área: 6221 há.
Decreto de criação: 50.744
Data de criação: 08 de junho de 1961.
Ecossistema predominante: cerrado;
Faixa de transição caatinga/ cerrado.
Atrativos: belezas cênicas, monumentos geomorfológicos, sítios arqueológicos, piscinas naturais e cachoeira.
Fonte – IBAMA

RESERVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>